Segurança e saúde no trabalho e o regresso ao trabalho

OSH Professional

4: Regresso ao trabalho

Segurança e saúde no trabalho e o regresso ao trabalho

Cada caso tem as suas especificidades e as medidas de segurança e saúde necessárias podem variar substancialmente. O/a trabalhador(a) pode precisar de A reabilitação médica tem como objetivo recuperar as capacidades funcionais ou mentais e a qualidade de vida de pessoas com incapacidades ou deficiências mentais ou físicas. (por exemplo, fisioterapia), A reabilitação profissional tem como objetivo permitir que as pessoas com dificuldades ou deficiências físicas ou mentais consigam ultrapassar as barreiras existentes no que diz respeito a aceder, manter ou regressar ao trabalho. (por exemplo, formação em novas competências, se já não conseguir desempenhar o mesmo trabalho que antes desempenhava), adaptações no local de trabalho baseadas numa avaliação da carga física ou mudança do horário de trabalho para reduzir a fadiga ou a necessidade de viajar em horas de ponta.

O papel da avaliação de riscos

As/os profissionais de SST podem contribuir para um O regresso ao trabalho é um conceito que engloba todos os procedimentos e iniciativas que tenham como objetivo facilitar a reintegração no local de trabalho de pessoas que tiveram uma diminuição na sua capacidade de trabalho devido a invalidez, doença ou envelhecimento. bem sucedido conduzindo avaliações de risco quando as/os trabalhadoras/es regressam ao trabalho após uma doença ou lesão ou têm condições de saúde que podem afetar ou ser afetadas pelo seu trabalho. Exemplos de questões a ter em conta na avaliação de riscos: 

  • Poderá a manutenção do/a trabalhador(a) no mesmo posto de trabalho comprometer ainda mais a sua saúde (por exemplo, volume de trabalho, trabalho por turnos)?
  • Foi a capacidade do/a trabalhador(a) de desempenhar o seu trabalho de modo seguro e eficaz afetada pela doença ou lesão (por exemplo, o trabalho em altura deve ser restringido se houver o risco de o trabalhador ter tonturas ou perder a consciência)?
  • Está o/a trabalhador(a) envolvido num plano de tratamento continuado?
  • Poderá a medicação que o/a trabalhador(a) está a tomar ter efeitos no seu trabalho?

Adaptações no local de trabalho

As adaptações podem ser temporárias e durar apenas enquanto a pessoa está em recuperação. Se a lesão ou doença provocaram uma limitação permanente, os ajustamentos e as condições do local de trabalho devem ser considerados a longo prazo, dependendo da perda de

A capacidade de trabalho pode ser descrita como o equilíbrio entre os recursos individuais e os fatores relacionados com o trabalho. A capacidade de trabalho é também influenciada pelo ambiente fora do trabalho.

Os recursos individuais incluem os seguintes elementos: (1) saúde e capacidades funcionais; (2) competências e habilitações; (3) valores, atitudes e motivação. Os fatores relacionados com o trabalho incluem o conteúdo do trabalho, o ambiente de trabalho, a organização do trabalho e formas de liderança. (Source)

.

Exemplos de ajustamentos no local de trabalho:

  • Adaptação do posto de trabalho (por exemplo, recalibrar o equipamento para melhorar a segurança ou melhorar a acessibilidade das instalações);
  • Horários de trabalho mais flexíveis (por exemplo, permitindo idas a consultas médicas ou tratamentos); ou 
  • Volumes de trabalho reduzidos (por exemplo, permitindo trabalho alternativo).

Componentes de um regresso ao trabalho bem sucedido (Módulo RH)

Exemplos de boas práticas