Práticas de horário de trabalho flexível

HR Manager

2: Locais de trabalho saudáveis para todas as idades

Práticas de horário de trabalho flexível

As práticas de horário de

O trabalho flexível permite corresponder tanto às necessidades dos indivíduos quanto às das organizações introduzindo mudanças ao tempo (quando), localização (onde) e modo (como) de trabalho. (Source)

podem beneficiar tanto as/os trabalhadoras/es como a entidade empregadora. Para a entidade empregadora, os horários de trabalho podem ser ajustadas às necessidades organizacionais e reduzir a mão de obra durante os períodos com menor volume de trabalho, enquanto que para as/os trabalhadoras/es os horários de trabalho flexíveis podem permitir um melhor equilíbrio entre as suas necessidades de articulação entre a vida profissional e a vida pessoal.

Especialmente no caso de trabalhadoras/es mais velhas/os, os horários de trabalho flexíveis facilita, entre outras coisas, uma melhor articulação com a vida pessoal e familiar, uma vez que podem ter responsabilidades de cuidado a terceiros ou precisar de ir a tratamentos médicos no caso de doença. A incapacidade de gerir estas tensões pode ser uma fonte significativa de stresse e absentismo.

Alguns exemplos de práticas de horário flexível a considerar:

  • Os regimes de ‘horário flexível’, a

    A anualização ou os esquemas de tempo de trabalho anualizado permitem que o tempo de trabalho do/a trabalhador(a) e o seu pagamento sejam calculados e planeados com base num período de trabalho definido anualmente. Esta é uma forma de promover a flexibilidade do horário de trabalho. (Source)

    , a

    É uma relação laboral em que uma entidade empregadora contrata duas (ou mais) pessoas para ocupar um único posto de trabalho a tempo inteiro. Esta é uma forma de trabalho que assegura que o trabalho que é partilhado tem alguém em permanência para o desempenhar. (Source)

    ou a divisão do trabalho podem permitir às/aos trabalhadoras/es uma melhor gestão do equilíbrio entre vida profissional e vida pessoal; 
  • Trabalhar a tempo parcial tem sido indicado como uma boa via de transição para o período de reforma;
  • Condições flexíveis de reforma (por exemplo, reforma a tempo parcial ou combinação de pensão e trabalho);
  • O teletrabalho, o trabalho a partir de casa ou num local mais perto de casa reduz o stresse associado às deslocações e ajuda a prevenir o cansaço e a garantir tempos de descanso suficientes.