Porque é importante abordar o regresso ao trabalho?

OSH Professional

4: Regresso ao trabalho

Porque é importante abordar o regresso ao trabalho?

Muitas pessoas deixam o mercado de trabalho de forma definitiva como consequência de problemas de saúde ou de uma incapacidade; são poucas as pessoas com

A capacidade de trabalho pode ser descrita como o equilíbrio entre os recursos individuais e os fatores relacionados com o trabalho. A capacidade de trabalho é também influenciada pelo ambiente fora do trabalho.

Os recursos individuais incluem os seguintes elementos: (1) saúde e capacidades funcionais; (2) competências e habilitações; (3) valores, atitudes e motivação. Os fatores relacionados com o trabalho incluem o conteúdo do trabalho, o ambiente de trabalho, a organização do trabalho e formas de liderança. (Source)

reduzida que se conseguem manter empregadas.

O processo de O regresso ao trabalho é um conceito que engloba todos os procedimentos e iniciativas que tenham como objetivo facilitar a reintegração no local de trabalho de pessoas que tiveram uma diminuição na sua capacidade de trabalho devido a invalidez, doença ou envelhecimento.

Ajudar as pessoas a regressar ao trabalho logo que possível após uma doença ou lesão prolongada é da maior importância. Quanto mais prolongada for a baixa por motivo de doença, mais barreiras as/os trabalhadoras/es encontrarão ao regressar e menor será a probabilidade de um O regresso ao trabalho é um conceito que engloba todos os procedimentos e iniciativas que tenham como objetivo facilitar a reintegração no local de trabalho de pessoas que tiveram uma diminuição na sua capacidade de trabalho devido a invalidez, doença ou envelhecimento. duradouro e bem sucedido.

Os processos de O regresso ao trabalho é um conceito que engloba todos os procedimentos e iniciativas que tenham como objetivo facilitar a reintegração no local de trabalho de pessoas que tiveram uma diminuição na sua capacidade de trabalho devido a invalidez, doença ou envelhecimento. são uma responsabilidade partilhada entre entidade empregadora, trabalhador(a), serviços de saúde e outros intervenientes. Os prestadores de saúde ocupacional e os representantes em matérias de segurança e saúde desempenham um papel fundamental na implementação destes processos e políticas no local de trabalho.

Segurança e saúde no trabalho e o regresso ao trabalho. (Próxima secção)