Políticas eficazes de regresso ao trabalho
As políticas eficazes de O regresso ao trabalho é um conceito que engloba todos os procedimentos e iniciativas que tenham como objetivo facilitar a reintegração no local de trabalho de pessoas que tiveram uma diminuição na sua capacidade de trabalho devido a invalidez, doença ou envelhecimento. têm as seguintes características em comum:
- Monitorizar taxas de doença e processos: é importante monitorizar as baixas por motivo de doença a fim de identificar em que ponto e de que forma é necessário intervir. Estabelecer objetivos claros para os processos de O regresso ao trabalho é um conceito que engloba todos os procedimentos e iniciativas que tenham como objetivo facilitar a reintegração no local de trabalho de pessoas que tiveram uma diminuição na sua capacidade de trabalho devido a invalidez, doença ou envelhecimento. (e.g. rever metas de trabalho, reduzir os custos com o subsidio por doença, etc.) ajuda a identificar os aspetos em que o processo funciona bem e aqueles outros em que precisa de ser melhorado.
- Promover um local de trabalho solidário: o O regresso ao trabalho é um conceito que engloba todos os procedimentos e iniciativas que tenham como objetivo facilitar a reintegração no local de trabalho de pessoas que tiveram uma diminuição na sua capacidade de trabalho devido a invalidez, doença ou envelhecimento. deve ser discutido de um modo aberto e solidário. Comunicar abertamente com as/os trabalhadoras/es incentiva-as/os a reportar os problemas de saúde na sua fase inicial, o que aumenta significativamente as probabilidades de um bom desfecho. Os motivos para eventuais adaptações no local de trabalho que sejam necessárias para o regresso do/a trabalhador(a) devem ser comunicados aos colegas, embora respeitando a confidencialidade.
- Prevenir a recorrência: trabalhar com um prestador de serviços de saúde no trabalho a fim de compreender as causas subjacentes a doenças ou lesões recorrentes e tomar medidas para as mitigar.
- Garantir uma comunicação consistente: manter um contacto próximo com o/a trabalhador(a) e demais intervenientes durante o processo de O regresso ao trabalho é um conceito que engloba todos os procedimentos e iniciativas que tenham como objetivo facilitar a reintegração no local de trabalho de pessoas que tiveram uma diminuição na sua capacidade de trabalho devido a invalidez, doença ou envelhecimento. . Dependendo do caso e da empresa, poderão intervir o/a empregador(a), o/a consultor(a) de SST, o/a fornecedor(a) do seguro de saúde e quaisquer prestadores de A reabilitação médica tem como objetivo recuperar as capacidades funcionais ou mentais e a qualidade de vida de pessoas com incapacidades ou deficiências mentais ou físicas. ou profissional (tendo em conta a confidencialidade médica).
- Considerar medidas práticas de apoio ao/à trabalhador(a) que regressa: Discutir as necessidades do/a trabalhador(a) antes do seu regresso. Tanto quanto possível, deve-se planear em conjunto as adaptações necessárias às condições de trabalho. As mudanças no local de trabalho incluem ajustamentos do posto de trabalho, horários de trabalho flexíveis (por exemplo para receber tratamentos ou ir a consultas médicas) ou reduzir metas de trabalho.
- Promover a sustentabilidade: A partir do momento em que o/a trabalhador(a) regressa ao trabalho, assegure-se de que confere regularmente com ele/a os progressos verificados. Encoraje-o/a a discutir o impacto das mudanças no local de trabalho e qualquer outro apoio de que possa necessitar. Lembre-o/a de que deve mantê-lo informado sobre alterações na sua condição de saúde para que possa responder às mesmas.