O que precisamos de saber sobre o envelhecimento?

OSH Professional

1: Envelhecimento e Trabalho

O que precisamos de saber sobre o envelhecimento?

Diferentes aspetos do envelhecimento

O envelhecimento é um processo complexo e contínuo que se inicia com o nascimento e termina com a morte. É um processo multidimensional de mudanças biológicas, psicológicas e sociais. A idade de uma pessoa é normalmente definida em anos e meses ( A idade cronológica corresponde à contagem da idade de uma pessoa em unidades de medida (normalmente anos) desde o nascimento até a uma certa data. ), mas existem outros aspetos que devem ser considerados em relação à idade:

Uma pessoa que tenha 57 anos de acordo com a sua idade biológica pode sentir que tem 50 anos ( A idade psicológica refere-se ao modo como alguém se sente, age ou comporta. É subjetiva e baseada numa autoavaliação pessoal. ), estar tão em forma quanto uma pessoa com 45 anos ( A idade funcional refere-se ao nível de aptidão funcional de uma pessoa quando comparada com a de outras pessoas da mesma idade cronológica e sexo. ) e comportar-se como se tivesse 40 anos ( A idade social reflete as expectativas culturais e sociais sobre como as pessoas de uma certa idade se devem comportar. Esta é uma estimativa das capacidades de relacionamento social de uma pessoa tendo em conta os padrões normais. ).

Mudanças que ocorrem com o envelhecimento 

As pessoas mudam à medida que envelhecem. Atributos como a sabedoria, o pensamento estratégico e a capacidade de decisão aumentam ou surgem com a idade. Por outro lado, algumas capacidades funcionais (sobretudo físicas e sensoriais) diminuem, fruto do processo natural de envelhecimento.

As alterações das capacidades funcionais relacionadas com a idade não são uniformes, pois são influenciadas por vários fatores, tais como:

  • Exposição a Os fatores ambientais são elementos da vida quotidiana e profissional que podem ter impactos negativos ou positivos na saúde global das/os trabalhadoras/es. Exemplos de elementos negativos incluem fatores químicos (ex: fumos ou gases nocivos), fatores físicos (ex: ruído ou vibrações), fatores biológicos (ex: bactérias, vírus e fungos) ou fatores psicossociais (ex: articulação entre vida profissional e vida familiar). , incluindo no local de trabalho;
  • Predisposição genética para a doença;
  • Estilo de vida (nutrição, atividade física, tabaco, álcool);
  • Nível de educação formal e estatuto socioeconómico; e
  • Género.

Isto significa que poderão existir diferenças consideráveis entre indivíduos com a mesma A idade cronológica corresponde à contagem da idade de uma pessoa em unidades de medida (normalmente anos) desde o nascimento até a uma certa data. .

Mudanças relacionadas com a idade e a sua relevância para o trabalho

Como parte do processo de envelhecimento, ocorrem alterações a nível das capacidades funcionais (como a redução da força muscular, alterações na visão ou a pele tornar-se mais fina) que podem ter impacto no trabalho.

próximo tema contém informação adicional sobre as mudanças relacionadas com a idade e as suas implicações para o trabalho. Encontrará também uma visão geral das medidas de controlo que podem ser implementadas para eliminar ou minimizar os riscos para as/os trabalhadoras/es com mais idade, bem como exemplos de práticas úteis para ajudar as organizações a enfrentar as mudanças relacionadas com a idade no local de trabalho.