O que é a promoção da saúde no local de trabalho?

Employer

3: Locais de trabalho que promovem a saúde

O que é a promoção da saúde no local de trabalho?

As entidades empregadoras têm vários deveres legais em relação à gestão da segurança e da saúde (ver tema 2). A promoção da saúde no local do trabalho complementa estes requisitos legais e concentra-se num conjunto de fatores que não estão necessariamente abrangidos pela legislação para a segurança e saúde no trabalho. 

A Rede Europeia de Promoção da Saúde no Local de Trabalho definiu a promoção da saúde no local de trabalho como um esforço combinado por parte de empregadoras/es, de trabalhadoras/es e da sociedade em geral para melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas nos seus locais de trabalho. Isto requer que se preste especial atenção à melhoria da organização e do ambiente de trabalho, ao aumento da participação das/os trabalhadoras/es na definição desse ambiente e no desenvolvimento de competências pessoais e profissionais. 

Em geral, a promoção da saúde no local do trabalho concentra-se em questões como:

  • Educação e formação para a saúde;
  • Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal/familiar (rede social, bem-estar familiar, condições de transporte);
  • Stresse e bem-estar mental; e
  • Estilo de vida (nutrição, atividade física, tabaco e álcool).

O papel da entidade empregadora

A entidade empregadora tem um papel fundamental no sucesso das medidas de promoção da saúde no local de trabalho. O seu papel inclui:

  • Mostrar-se comprometido com estas medidas e oferecer apoio total, bem como um envolvimento visível;
  • Integrar o programa nos processos e nas políticas organizacionais como um elemento permanente; e
  • Encorajar o envolvimento ativo das/os trabalhadoras/es no planeamento e implementação destas medidas

Articular a saúde e a segurança no trabalho com a promoção da saúde no local de trabalho

Tradicionalmente, a segurança e a saúde no trabalho têm sido vistas como domínios diferentes, focando-se a promoção da saúde no local de trabalho no conceito de estilo de vida saudável e nos comportamentos de saúde das/os trabalhadoras/es. Com a passagem do tempo, o âmbito da promoção da saúde no local de trabalho ampliou-se, passando a incluir o bem-estar físico e mental e questões organizacionais do trabalho, aumentando assim a sobreposição entre os dois domínios.

Os estudos científicos e a experiência prática indicam que práticas e políticas abrangentes que tenham em conta os dois domínios, o ambiente de trabalho (físico e organizacional) e os riscos pessoais para a saúde dos indivíduos, são mais eficazes na prevenção de doenças e na promoção da saúde e da segurança. 

Benefícios de promover a saúde no local do trabalho (próxima secção)