Boas práticas
Programa de gestão da idade

A maioria dos/as trabalhadores/as de uma empresa de pintura tem mais de 55 anos. Com uma elevada incidência de baixas por motivo de doença e com reformas antecipadas, a empresa debatia-se com falta de mão de obra. A empresa compreendeu então que tinha de implementar um programa de para apoiar os/as trabalhadores/as com mais idade.
O programa introduziu, para trabalhadoras/es acima dos 55 anos um plano individual da carreira e avaliações de desempenho para identificar as suas necessidades. Juntou, em pares, trabalhadoras/es mais jovens e mais velhas/os num sistema de transferência de conhecimento com vista a aumentar o nível global de competências no trabalho. A administração recebeu formação sobre
A gestão da idade refere-se às diversas dimensões da gestão dos recursos humanos no seio das organizações com uma atenção explícita ao envelhecimento, bem como, mais genericamente, à gestão global do envelhecimento da população ativa através da negociação coletiva ou de políticas públicas.
Os princípios fundamentais da gestão da idade incluem:
- Uma ênfase na prevenção, em vez de na resolução de problemas já existentes;
- Uma atenção a toda a vida profissional e a todos os grupos etários, não apenas a trabalhadoras/es com mais idade; e
- Uma abordagem holística que abranja todas as dimensões que contribuem para uma gestão da idade eficaz.
O programa funcionou porque considerou de vários ângulos as questões das/os trabalhadoras/es mais velhos – as suas necessidades de formação, os riscos a que estavam expostas/os, o apoio de que precisavam. Também, mais importante ainda, provou o valor das/os trabalhadoras/es mais velhos ao enfatizar a sua experiência. Como resultado deste programa, a empresa teve uma diminuição de 50% nas baixas por motivo de doença e as/os trabalhadoras/es mais velhas/os puderam continuar a trabalhar por mais tempo, o que levou a um aumento gradual na idade da reforma.