Boas práticas

Medidas holísticas tendo em conta a idade

Uma empresa de cimento emprega mais de 200 pessoas e quase um terço delas tem acima de 50 anos de idade. Uma vez que as/os trabalhadoras/es mais velhas/os têm maior risco de sofrer acidentes de trabalho, a empresa resolveu empenhar-se em tornar o trabalho mais saudável e mais seguro para todos/as.

A empresa abordou questões relacionadas com o envelhecimento do quadro de pessoal ao mesmo tempo que introduziu melhorias para todas/os as/os trabalhadoras/es. Complementando as medidas gerais de SST, como as avaliações regulares de risco, o estabelecimento de um comité para a saúde e os exames de medicina do trabalho para todas/os as/os trabalhadoras/es, a empresa encarou com especial atenção os riscos e as adaptações mais importantes para as/os trabalhadoras/es mais velhas/os. Introduziu medidas de promoção da saúde, tais como palestras sobre questões de saúde, refeições nutricionalmente equilibradas na cantina do pessoal e fisioterapia para todas as pessoas que tivessem problemas de costas ou musculares.

A empresa atingiu o seu objetivo de ‘zero acidentes’: em dezembro de 2013, a empresa registou 4 anos sem tempo perdido relacionado com lesões. A empresa estendeu o programa a toda a sua cadeia de produção.

Ler mais