Boas práticas
Adaptar as condições de trabalho

Uma fábrica de costura que empregava 3000 pessoas recebeu queixas de trabalhadoras/es sobre o trabalho e as condições em que este era realizado. Os movimentos eram repetitivos, causavam cansaço ocular e havia demasiada exposição a ruído e a vibrações. Devido a estes fatores, a qualidade do trabalho diminuiu, o que originou queixas por parte de clientes. A empresa decidiu enfrentar estes problemas melhorando o ambiente de trabalho.
Os problemas foram identificados através de uma avaliação dos postos de trabalho individuais e do modelo de organização do trabalho. A empresa também contratou um consultor externo para observar o local de trabalho e sugerir melhores métodos de trabalho. A entidade empregadora investiu em novas máquinas, menos ruidosas, e melhorou a iluminação. A organização do trabalho foi melhorada para reduzir o desgaste físico.
Não só as taxas de absentismo diminuíram como o rigor e a qualidade dos produtos aumentaram devido às melhorias de iluminação; as queixas de trabalhadoras/es e de clientes diminuíram 70%.