Como posso contribuir para a criação de um local de trabalho seguro e saudável?
A entidade empregadora tem a obrigação legal de consultar as/os trabalhadoras/es ou os seus órgãos representativos de modo a permitir a participação em todas as discussões sobre segurança e saúde no trabalho, o que inclui o direito das/os trabalhadoras/es ou dos seus órgãos representantivos de fazer propostas. As/os representantes em matéria de segurança e saúde têm o direito de pedir à entidade empregadora que tome as medidas apropriadas e de submeter propostas que mitiguem os riscos para as/os trabalhadoras/es e eliminem as causas de perigo.
Idealmente, todas/os as/os trabalhadoras/es deveriam ser envolvidas/os no processo de avaliação dos riscos e nas decisões sobre as melhorias e ajustamentos necessários.
Indicar riscos no trabalho
O processo de avaliação dos riscos permite-lhe, a si e às/aos suas/seus colegas, partilhar experiências pessoais relativamente:
- Ao ambiente de trabalho;
- À forma como o seu trabalho está organizado;
- A quaisquer outros assuntos que possam afetar a saúde e a segurança; e
- A como os riscos podem ser eliminados ou minimizados.
Além de fazer parte do processo de avaliação dos riscos, é igualmente importante partilhar regularmente, com o/a seu/sua supervisor(a) ou representante, as suas ideias e opiniões sobre maneiras de melhorar o local de trabalho
Para saber mais sobre as influências do estilo de vida na saúde, dê uma vista de olhos ao próximo tema.