1: Envelhecimento e Trabalho

1
Envelhecimento e Trabalho

Porque é o envelhecimento relevante para o trabalho?

A população europeia está a envelhecer

A população europeia está a envelhecer: a proporção de pessoas idosas está a aumentar a um ritmo mais acelerado que os grupos etários mais jovens. Até 2080, o número de pessoas com 65 ou mais anos será quase o dobro do que é hoje; constituirá um terço da população europeia. 

O gráfico seguinte mostra que a mediana de idades aumentou significativamente nas últimas décadas e a projeção atual é de que continuará a aumentar.

 Idade média: média Europeia entre 1960 e 2060

O envelhecimento da população anda lado a lado com o envelhecimento da população ativa. A população jovem a entrar no mercado de trabalho é cada vez menor, enquanto a proporção de pessoas mais velhas (com idades entre os 55 e os 64 anos) na população ativa está a crescer. 

Faixa etária da população ativa (1990-2060) 

Com uma quota crescente de trabalhadoras/es nas faixas etárias mais avançadas, torna-se cada vez mais importante refletir acerca do envelhecimento e das implicações que daí podem advir para o trabalho, ou seja, compreender a relação entre trabalho e idade. Nos últimos anos, muitos países aumentaram a idade da reforma e estão agora à procura de soluções que ajudem as pessoas a ficar no trabalho até mais tarde. Um número crescente de pessoas terá de trabalhar até serem idosas, o que significa que manter-se saudável no seu trabalho é mais importante do que nunca.

Ler mais sobre o envelhecimento (próxima secção)