Reforma flexível

A reforma flexível consiste em oferecer mais opções aos/às trabalhadores/as quanto às decisões que têm de tomar relativamente à reforma. Isto pode envolver uma alteração dos incentivos para que se reformem mais tarde ou a possibilidade de receber parte das suas pensões de reforma enquanto continuam a trabalhar em horários reduzidos. (Source)

Reabilitação médica

A reabilitação médica tem como objetivo recuperar as capacidades funcionais ou mentais e a qualidade de vida de pessoas com incapacidades ou deficiências mentais ou físicas.

Riscos psicossociais

Os riscos psicossociais incluem aspetos da gestão, conceção e organização do trabalho, e o seu contexto ambiental e social, que podem causar danos psicológicos ou físicos. Questões como o stresse relacionado com o trabalho, violência ou assédio no local de trabalho estão associadas a riscos psicossociais. (Source)

Reabilitação

A reabilitação é um processo que tem como objetivo permitir que as pessoas alcancem e mantenham os seus níveis ótimos de funcionamento físico, sensorial, intelectual, psicológico e social.

Regresso ao trabalho

O regresso ao trabalho é um conceito que engloba todos os procedimentos e iniciativas que tenham como objetivo facilitar a reintegração no local de trabalho de pessoas que tiveram uma diminuição na sua capacidade de trabalho devido a invalidez, doença ou envelhecimento.

Reabilitação profissional

A reabilitação profissional tem como objetivo permitir que as pessoas com dificuldades ou deficiências físicas ou mentais consigam ultrapassar as barreiras existentes no que diz respeito a aceder, manter ou regressar ao trabalho.