Boas práticas

Ler mais
Partilhar
Duas empresas a braços com a restauração de um convento medieval depararam-se com o desafio de garantir condições de segurança e saúde num contexto de trabalho muito exigente: ambas as empresas trabalhariam simultaneamente em tarefas distintas e o edifício permaneceria aberto ao público durante todo o projeto. Aliaram esforços para estabelecer um plano coordenado e cuidadoso de segurança e saúde.
Uma empresa de retalho empregava mais de 600 pessoas, das quais 20% tinham acima de 57 anos de idade. As linhas de produção exigiam um alto nível de especialização nas tarefas, o que tornava caro contratar e formar novas/os trabalhadoras/es. Para garantir a continuidade da produção e reduzir a rotatividade das/os trabalhadoras/es, prevenindo também a perda de experiências e competências valiosas, a empresa introduziu um programa de mentores.
Uma fábrica de costura que empregava 3000 pessoas recebeu queixas de trabalhadoras/es sobre o trabalho e as condições em que este era realizado. Os movimentos eram repetitivos, causavam cansaço ocular e havia demasiada exposição a ruído e a vibrações. Devido a estes fatores, a qualidade do trabalho diminuiu, o que originou queixas por parte de clientes. A empresa decidiu enfrentar estes problemas melhorando o ambiente de trabalho.
Uma pequena empresa de coberturas para telhados apresentava uma elevada taxa de incidência de problemas de saúde física entre os seus trabalhadores, uma vez que as suas atividades envolviam trabalho pesado ao ar livre. À medida que os seus trabalhadores envelheciam, lesões musculoesqueléticas de curto e longo prazo levavam a que 3 em cada 10 trabalhadoras/es ficassem em casa de baixa por motivo de doença. A empresa percebeu que tinha de enfrentar o problema.
A maioria dos/as trabalhadores/as de uma empresa de pintura tem mais de 55 anos. Com uma elevada incidência de baixas por motivo de doença e com reformas antecipadas, a empresa debatia-se com falta de mão de obra. A empresa compreendeu então que tinha de implementar um programa de gestão da idade para apoiar os/as trabalhadores/as com mais idade.