Aliar esforços em condições adversas

Voltar atrás
Aliar esforços em condições adversas
Aliar esforços em condições adversas

As duas empresas definiram um conjunto de procedimentos de segurança e saúde adotando uma abordagem holística e fazendo uso da experiência de todas as partes envolvidas. A conceção, implementação e monitorização do plano assentou numa boa articulação e na comunicação contínua entre as chefias, as pessoas responsáveis pela coordenação da segurança e as/os trabalhadoras/es de primeira linha. Pretendeu-se assim atender às condições de trabalho específicas e à possibilidade de circunstâncias inesperadas, por exemplo relativamente a trabalho em altura, dificuldades de acesso a certas áreas de trabalho ou limitações que a natureza do trabalho e a estrutura do edifício colocavam ao uso de maquinaria e equipamento.

O sistema de segurança e saúde então adotado baseou-se em cinco regras: planear e avaliar cuidadosamente os riscos antes de começar o trabalho; criar um ambiente seguro; garantir equipamento apropriado, para o uso do qual as/os trabalhadoras/es receberam formação específica; interromper o trabalho e reconsiderar procedimentos na eventualidade de circunstâncias imprevistas; verificar no final de cada tarefa se esta foi concluída e se o local se encontra em condições seguras.

Não houve acidentes durante o projeto, a produtividade das empresas aumentou consideravelmente e os custos reduziram-se. Todas as tarefas foram concluídas dentro do prazo estipulado e cumpriram os requerimentos do contrato.

Ler mais